Vem aí: Festival do Japão 2012

15º Festival do Japão terá Meio Ambiente como destaque


Uma celebração à cultura japonesa no Brasil. O FESTIVAL DO JAPÃO, o maior festival de cultura japonesa da América Latina, acontece nos dias 13. 14 e 15 de julho de 2012, no Centro de Exposições Imigrantes (São Paulo / SP), com shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças, reunindo público de 190 mil pessoas.

"Esse ano estamos preparando uma festa bonita, grandiosa, que vai mostrar para o público muitas novidades do Japão e temos projetos novos como a Corrida e Caminhada do Festival, tudo para comemorar os 15 anos do evento com muita alegria" explica Akinori Sonoda, presidente daFederação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil (Kenren), entidade que organiza o Festival do Japão e que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil.
 
O Festival do Japão é realizado pelo Kenren desde 1998, com o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e também auxiliar entidades e projetos assistenciais. Em 2012, o tema do evento é SUSTENTABILIDADE E O FUTURO DA HUMANIDADE, com destaque para as atividades ligadas ao meio-ambiente, e para a Corrida e Caminhada do Festival do Japão. Também será realizada uma exposição especial comemorando os 15 anos do evento, e um novo espaço destinado aos jovens promete trazer muitas novidades.

Outro destaque interessante dessa edição do Festival do Japão é a Área das Crianças, que traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), contação de lendas japonesas, recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas. 

"Queremos mostrar 'gotas' de cultura japonesa, pequenos aspectos da cultura que podem ser transmitidos para as crianças e os pais", aponta Milton Nakabayashi, um dos coordenadores da área, que terá atividades como o­nigiri infantil, origami, pescaria, tanabata matsuri, pipas e pintura infantil, dentre outras.

O Festival do Japão contará com uma área dedicada à cultura japonesa, e outra inteiramente voltada para a Terceira Idade. No Palco Principal, além dos shows dos principais artistas da comunidade, grupos de taiko e danças folclóricas, o Festival sedia pela segunda vez a final nacional do World Cosplay Summit (WCS), o Campeonato Mundial de Cosplay e o Concurso Miss Nikkey.

As lolitas e a moda japonesa também terão atividades especiais neste Festival. Outras novidades serão anunciadas pelo site do evento, no qual o internauta também pode concorrer ao sorteio de ingressos e comprar o seu ingresso antecipado, além de fazer cadastro para atuar como voluntário no Festival. “Para essa edição contamos com novos patrocinadores e o apoio das autoridades políticas, temos diversas atrações já confirmadas do Japão e novidades do Brasil como o intercâmbio de universidades brasileiras e japonesas”, revela o presidente da Comissão Organizadora, Nelson Maeda.

Parte do Calendário Oficial Turístico do Estado e do Município de São Paulo, e das festas que comemoram os 104 anos de imigração japonesa no Brasil, a 15ª edição do Festival reúne shows, com a apresentação de danças folclóricas japonesas, os principais grupos de taikô (tambores japoneses) da comunidade, e os cantores mais renomados da comunidade.

DESTAQUES

ÁREA DA CRIANÇA
Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contação de lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES
Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

ÁREA DA TERCEIRA IDADE
Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

PALCO PRINCIPAL e PALCO CULTURAL
Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade nikkei. No Palco Cultural, uma programação diferenciada e jovem.

WCS - FINAL BRASILEIRA
O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão.

MISS NIKKEY
Desde 2009, o tradicional concurso Miss Festival do Japão, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, agora também é o Miss Nikkey, que elege a representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.

PRAÇA DE GASTRONOMIA
A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

 
15º Festival do Japão
Data: 13, 14 e 15 de julho de 2012
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara
Ingressos – valor a confirmar

Contatos:
Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil - KENREN
Rua São Joaquim, 381 - 5º andar - Liberdade - São Paulo - SP - CEP: 01508-090
Tel: (11) 3277-6108 / 3277-8569

Site: www.festivaldojapao.com  
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com
FACEBOOK: www.facebook.com/festivaldojapao  
: @festivaldojapao 
YOUTUBE: www.youtube.com/festivaldojapao 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...