Avatar

Neon Genesis Evangelion

Bom, tempos atrás eu fiz uma postagem com relação do contexto filosófico que NGE deixou em minha vida. A ideologia que deveras evidenciar é o pós humanismo, a elevação do corpo humano para o corpo maquina barrando todas as limitações que o corpo atual tem para um  corpo modificado: maquínico, artificial, tecnológico.
Coloquei em pratica, em um debate em sala de aula com o meu professor de filosofia -cadeira eletiva- que trabalha justamente nessa área com a ideologia filosofia de Martin Heidegger (técnica, maquinação e pensamento calculador) e Friedrich Nietzsche (vontade de poder, pensamento valorativo e o além-do-homem) (Lattes). Juntamente contestando a ideia errônea que muitos têm sobre nós Otakus que adora assistir um anime, e, que muitos animes aborda um ótimo contexto para quem realmente consegue entender.
Depois disso iniciei minha fala com base nesse anime NGE que resgata uma ideologia da transformação do homem em maquina, ou melhor, da fusão do homem em um corpo inorgânico -mas o que vemos no anime é a presença de maquinas com tecidos humanos. Obviamente ressalto a questão do homem sobre a maquina. Veja abaixo uma demonstração do homem sobre a maquina:



O que podemos ver é a submissão de uma "fusão" e logo em seguida a ação da maquina. O homem pode haver êxitos em exercer certas tarefas, mas a maquina ao ser programada para fazer uma ação ela juntamente com seus apetrechos fara com que isso ocorra.

Dentre todas as partes do anime esse episodio é a melhor cena a ser retratada pela questão da maquina assumir total controle e mostras o seu total potencial. Eva-01 demonstra um outro comportamento estudado pelos pós humanistas que é a reconstituição do corpo humano. E outro ponto é que dentre a parte metálica existe uma parte humana sem ser o "homem real". Veja abaixo:


Para finalizar recomendo que todos assistam esse incrível anime, e os que gostam de filosofia e pós humanismo recomendo em dobro.

Luiz Carlos (Randromedo)

Créditos: videos da internet

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...